Como comunicar com a perda auditiva em consultas médicas
Ir ao médico pode causar ansiedade a qualquer pessoa. Porém, para quem sofre de perda auditiva, esta pode ser uma experiência ainda mais assustadora.
Numa época em que os médicos são pressionados a atender o máximo de pacientes possíveis, muitos não reservam o tempo necessário para explicar claramente as instruções de tratamento, deixando as indicações em papel, muitas vezes em caligrafia ilegível.
As pessoas com perda auditiva têm desafios de comunicação acrescidos, especialmente numa época de pandemia em que todos numa unidade de saúde utilizam máscaras, impossibilitando a leitura labial.
Hoje deixamos-lhe algumas dicas úteis para criar interações mais seguras e eficazes com os seus médicos durante consultas médicas.
Em primeiro lugar, evite marcar a consulta por chamada telefónica. Chamadas feitas para receções com barulho de fundo e assistentes que falam muito rápido são muito difíceis de entender. Se não tiver alternativa, comece por explicar à pessoa que o atende que tem perda auditiva e peça para falar devagar e pronunciar as palavras claramente.
No final da chamada, repita todas as informações importantes para se certificar de que acertou e, se possível, peça que lhe enviem um e-mail de confirmação.
Quando chegar à consulta, deve repetir o mesmo processo: explicar primeiro à pessoa na receção que tem problemas auditivos e que provavelmente não conseguirá ouvir o seu nome quando for chamado. Depois, comunique ao médico ou enfermeiro que tem deficiência auditiva e necessita de algum apoio na comunicação. Peça para lhe escreverem as indicações de tratamento ou enviar um email com um resumo.
Uma ida a um consultório médico é de extrema importância, pois significa que está a cuidar da sua saúde. Tente manter-se o mais calmo possível e preparar a sua ida com as dicas que lhe deixámos. A sua saúde está em primeiro lugar.