Sinais de Perda Auditiva - Acusis

Sinais de Perda Auditiva


Cada componente do ouvido humano tem um papel essencial no envio de informações sonoras ao cérebro. Quando existem danos numa ou várias dessas partes do ouvido o resultado é a perda auditiva. A perda auditiva deve ser sempre diagnosticada por um profissional de saúde, com recurso a equipamento de diagnóstico que determine o tipo e grau de perda auditiva.

Em muitos casos, a perda auditiva surge gradualmente, dificultando a perceção de que realmente ouve mal. A melhor forma de avaliar a saúde auditiva é a realização de check-ups regulares, sendo que uma consulta anual deverá ser suficiente.

No entanto, há alguns sinais a que deve estar atento que o poderão ajudar a perceber se sofre de perda auditiva:

  • Dificuldade em acompanhar conversas que envolvam vários participantes
  • Familiares e amigos comentam que a televisão está demasiado alta
  • Familiares e amigos dizem-lhe que fala muito alto
  • Dificuldade de concentração em locais ruidosos
  • Dificuldade em ouvir as vozes de mulheres e crianças
  • Concentrar-se nos movimentos dos lábios do seu interlocutor numa conversa
  • Pedir às pessoas que repitam o que disseram

Todas estas situações podem levar a que se sinta frustrado consigo mesmo e com os outros e que comece a evitar situações sociais. O isolamento é muito comum em pessoas que sofrem de perda auditiva, pois o nervosismo associado à preocupação de não entender os outros leva a que se evitem contextos sociais.

Atualmente, grande parte dos casos de perda auditiva podem ser corrigidos com a utilização de um aparelho auditivo indicado para cada grau de perda. Apesar de não haver cura para a perda auditiva, a tecnologia atual permite-nos compensar a perda de cada pessoa através do uso de aparelhos personalizados.

Assim, estar atento aos sintomas enumerados acima é de extrema importância. Se reconhece um ou vários dos sinais de perda auditiva indicados na lista, procure a ajuda de um especialista.