Foto: Wikimedia Commons

Benefícios da utilização de um aparelho auditivo

A perda auditiva representa um enorme problema na vida dos pacientes. O isolamento social, dificuldade em comunicar e nervosismo relativamente a locais ruidosos podem causar um grande transtorno na vida dos indivíduos, que podem desenvolver problemas ainda mais graves, como uma depressão. O correto diagnóstico e recomendação de um aparelho auditivo adaptado a cada caso é de extrema importância.

A utilização de aparelho auditivo deve ser feita por recomentação de um profissional, após determinação do grau e tipo de perda auditiva através de exames de audição completos. Após o diagnóstico, ser-lhe-á recomendada a  solucação mais adequada para o seu caso.

Neste artigo, compilamos os principais benefícios que vai sentir com a utilização de um aparelho auditivo. 
  • Aumento da auto-estima. Ao utilizar aparelho auditivo vai sentir-se mais confiante e capaz de se relacionar com os outros.
  • Prevenção de doenças como o Alzheimer ou a demência. Estudos realizados nos EUA demonstraram que existe relação entre a perda auditiva e a probabilidade de vir a desenvolver algum tipo de demência.
  • Melhoria da qualidade de vida, maior capacidade de relacionamento e socialização. Com a utilização de um aparelho auditivo poderá ser mais autónomo.
  • Melhoria na relação familiar.  Muitas pessoas com deficiência auditiva procuram evitar relações sociais e conversas, uma vez que têm dificuldade em interagir. Com a utilização de um aparelho auditivo poderá voltar a sentar-se a uma mesa cheia ou ter conversas telefónicas.
  • Usufruir de atividades que já não podia fazer, como ouvir música, falar ao telefone, jantar com os amigos, ir a centros comerciais ou museus.

Se sofre ou conhece alguém que sofre de perda auditiva, explique-lhe os benefícios de que poderá usufruir se escolher utilizar um aparelho auditivo. A sua qualidade de vida vai melhorar substancialmente.