Como proteger a sua audição no dia-a-dia


A perda de audição caracteriza-se pela diminuição na capacidade de ouvir os sons e pode representar um enorme problema na vida dos pacientes.

O isolamento social, dificuldade em comunicar e nervosismo relativamente a locais ruidosos podem causar um grande transtorno na vida dos indivíduos, que podem desenvolver problemas ainda mais graves, como uma depressão.

Estima-se que uma em cada dez pessoas sofra de algum tipo de perda auditiva. De seguida, enumeramos algumas das práticas que são essenciais na prevenção da perda auditiva.
 

Som nunca acima de 60 decibéis

Uma das principais causas de perda auditiva em jovens é ouvirem música demasiado alta com fones de ouvido. A exposição a música demasiado alta em discotecas e concertos deve também ser evitada.

 

Protetores de ouvidos

Se tem uma profissão em que está exposto a muito barulho (ver quais as profissões de risco), deve utilizar proteção auditiva sempre que possível.

 

Troque os seus fones

Ao ouvir música com fones, prefira fones tipo “concha”, que tapam toda a orelha em vez de serem colocados dentro do ouvido. Os fones de concha distribuem melhor o som e prejudicam menos a audição.

 

Cuidado com o trânsito

O barulho emitido pelos veículos e pelas buzinas podem prejudicar a sua audição. Se possível, procure circular com as janelas do carro fechadas.

 

Cuidado com os medicamentos

Alguns medicamentos são ototóxicos, o que significa que podem causar danos à audição. Confirme sempre com o seu médico se é seguro tomar um determinado medicamento que lhe foi receitado e esteja especialmente atento a alterações da sua capacidade auditiva.

 

Dê silêncio aos seus ouvidos

Uma dica importante para dar descanso aos ouvidos é manter-se em silêncio durante algum tempo após períodos de exposição prolongada a ruído muito alto. Várias horas de sono em silêncio após um concerto ou uma noite numa discoteca podem ser particularmente importantes para a recuperação da sua estrutura auricular.

 

Faça uma limpeza correta dos ouvidos

Limpar os ouvidos com cotonetes é uma prática do passado. Os cotonetes empurram a cera dos ouvidos ainda mais para dentro do canal auricular, podendo causar danos à sua audição. Deve utilizar um produto próprio para amolecer a cera do ouvido e deixá-la sair naturalmente, limpando com uma toalha macia.

 

Faça escolhas saudáveis

Está comprovado que hábitos de vida saudáveis como a prática de exercício, não fumar e ter uma alimentação adequada podem influenciar positivamente a saúde auditiva. Procure fazer escolhas saudáveis, os seus ouvidos agradecem.