Como limpar corretamente os seus ouvidos

A cera de ouvido ou cerúmen é uma substância produzida pelo organismo que tem como função proteger os ouvidos de agressões externas, manter o canal auditivo hidratado e combater infeções.

Atualmente, a utilização de cotonetes para limpeza dos ouvidos é desaconselhada pois empurra a cera para dentro do ouvido, podendo causar obstruções do canal auditivo e provocar problemas de audição.

A recomendação dos especialistas para a limpeza diária dos ouvidos é que se utilize apenas uma ponta de uma toalha macia e se limpe a zona externa do ouvido, evitando empurrar cera e sujidade para dentro ou limpar em demasia, retirando a proteção natural do ouvido.

Existem diversos produtos à venda em farmácias cujo objetivo é fazer uma limpeza eficiente do canal auditivo, sendo administrados na sua grande maioria com um conta gotas. Esses produtos amolecem a cera existente no canal auditivo, que é expelida em alguns minutos.

Alguns remédios caseiros para a limpeza dos ouvidos incluem ainda água morna misturada com óleo de bebé ou água oxigenada, que nunca devem ser utilizados sem aprovação do seu médico.

Se estiver com inflamação nos ouvidos evite realizar limpeza dos ouvidos e consulte um médico otorrinolaringologista, que poderá proceder a uma limpeza adequada do seu canal auricular.