Como cuidar do seu aparelho auditivo?

Um aparelho auditivo constitui um investimento significativo em termos económicos, devendo o utilizador tentar ao máximo estimá-lo e aumentar o seu tempo de vida útil. O tempo de vida útil dos aparelhos depende diretamente dos cuidados de manutenção e uso que temos com eles. De seguida, ficam alguns dos cuidados que deve ter com o seu aparelho auditivo para que dure o mais possível.

 

Evite pancadas e quedas

Os aparelhos auditivos são equipamentos delicados, pelo que bater com eles em superfícies duras ou deixá-los cair ao chão não é de todo a melhor opção.

 

Proteja o aparelho da sujidade e pó

Evite tocar no aparelho com as mãos sujas ou molhadas e coloque-o sempre na caixa adequada. Cumpra os procedimentos de limpeza que lhe foram recomendados pelo audiologista, procurando sempre manter o aparelho limpo.


Proteja o aparelho da Humidade

A humidade é a pior inimiga do seu aparelho auditivo. Deve sempre remover o seu aparelho antes de tomar banho, nadar ou apanhar muita chuva. Utilize ainda o desumidificador durante a noite, que vai ajudar a proteger o seu aparelho do suor.


Cuidado com as crianças e animais domésticos

Guarde o seu aparelho fora do alcance das crianças. Tenha também atenção que alguns equipamentos, se não forem desligados mas não estiverem colocados na orelha, podem causar sons incómodos para alguns cães.


Utilize sempre pilhas novas

Esteja atento às pilhas do seu aparelho auditivo, utilizando sempre pilhas novas e adequadas ao modelo do seu aparelho. Muitas vezes, as pilhas são até oferecidas pelo que não há razão para se desleixar neste aspeto.

 

Não tente arranjar o seu aparelho

Se sentir que o seu aparelho não está a funcionar corretamente leve-o ao sítio onde o adquiriu. Jamais tente fazer reparações sozinho, pois os aparelhos auditivos são muito sensíveis e o mau uso pode estragá-los definitivamente.