Como comunicar mais eficazmente com uma pessoa com perda auditiva

 

Muitas vezes, os pacientes com perda auditiva têm tendência a evitar situações sociais por sentirem dificuldade em acompanhar conversas que envolvam várias pessoas ou em concentrar-se em locais com muito barulho.

Mesmo utilizando um aparelho auditivo, é normal que a capacidade de audição e entendimento das conversas não seja igual à de uma pessoa com audição normal. Fatores como o nível de barulho, número de intervenientes de uma conversa, cansaço, entre outros, podem constituir obstáculos para um bom entendimento.

Nesse sentido, abordamos neste artigo algumas técnicas que poderá utilizar quando comunica com uma pessoa com perda auditiva, utilize ou não uma prótese auditiva.

  1. Chame a atenção da pessoa a quem se dirige. Antes que começar a falar, chame o seu interlocutor pelo nome ou toque-lhe para chamar a sua atenção e comece a falar apenas quando ele estiver focado em si. Desta forma, a pessoa não perderá o início da conversa e terá mais facilidade em acompanhar.

  2. Mantenha o contacto visual. Olhe para o seu interlocutor e adeque a sua expressão facial consoante o tema e tom da conversa. Desta forma, será mais fácil para a pessoa interpretar aquilo que está a dizer.

  3. Não cubra a boca. Já deve ter reparado que pessoas que sofrem de perda auditiva tendem a olhar para a boca do seu interlocutor, tentando “ler os lábios”. Os movimentos feitos pelos lábios ajudam a perceber as palavras, pelo que é importante que o paciente consiga vê-los. Evite sair da linha de visão da pessoa a meio de uma conversa (ex. Sair da sala e falar de outra divisão).

  4. Fale num volume normal e de forma clara. A ideia de que é necessário gritar para ser entendido por uma pessoa com perda de audição é errada. Gritar pode distorcer as palavras e dificultar ainda mais o entendimento. Fale a uma velocidade normal, pronuncie as palavras de forma clara e utilize as técnicas já mencionadas como manter contacto visual, manter os lábios à vista, etc.

  5. Não repita uma frase que não foi entendida. Se uma pessoa com perda auditiva ou que já utiliza um aparelho auditivo não compreendeu uma frase e lhe pediu que repita, não reproduza a frase exatamente da mesma forma. Reformule a frase e tente explicar de outra forma para que a pessoa junte pistas daquilo que entendeu em primeiro lugar.

  6. Procure comunicar em locais silenciosos. Conversar em locais com pouco barulho é sempre melhor para a comunicação, seja com um indivíduo com perda auditiva ou não. Se estiver num restaurante ou numa festa, procure afastar-se das fontes de som enquanto conversa, por exemplo televisões, colunas de som, entre outros.