4 problemas de saúde que podem interferir com a nossa audição

 

Quando pensamos nas causas da perda auditiva lembramo-nos imediatamente das mais faladas como a idade, exposição prolongada ao ruído, antecedentes familiares, entre outros. No entanto, existem outros problemas de saúde que podem contribuir para a perda auditiva sem que lhes demos grande importância.


1. Diabetes

Vários estudos comprovam um aumento de incidência da surdez em pacientes com diabetes. Os mesmos estudos evidenciaram que a diabetes pode levar a uma perda neurosensorial devido a danos no nervo e vasos sanguíneos do ouvido interno. Acredita-se que isto é causado pelos altos níveis de glicose no sangue dos pacientes diabéticos.


2. Obesidade

Existem evidências de que a obesidade tem uma relação direta com a perda auditiva. O excesso de peso provoca pressão arterial elevada e estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode provocar perda auditiva. A prática de exercício regular e alimentação saudável podem ajudá-lo a manter o peso adequado e proteger a sua saúde auditiva.

 

3. Problemas cardíacos

O ouvido interno é muito sensível às mudanças no fluxo sanguíneo. Muitos pesquisadores acreditam que a perda auditiva pode ser um indicador precoce de doença cardíaca, uma vez que um sistema cardiovascular saudável significa um fluxo sanguíneo saudável e, por conseguinte, uma boa saúde auditiva.

 

4. Stress

O stress pode ser culpado por vários problemas de saúde e acrescenta-se a eles também a perda auditiva. O stress pode levar a problemas de saúde como pressão alta e problemas cardíacos, que por sua vez afetam o fluxo sanguíneo do ouvido interno. Uma boa dieta, horas suficientes de descanso e um estilo de vida saudável podem ser os seus melhores aliados contra o stress e, como consequência, ajudar a proteger a sua saúde auditiva.