5 coisas que nunca deve fazer com o seu aparelho auditivo

 

Um aparelho auditivo constitui um investimento significativo em termos económicos, devendo o utilizador tentar ao máximo estimá-lo e aumentar o seu tempo de vida útil. O tempo de vida útil dos aparelhos depende diretamente dos cuidados de manutenção e uso que temos com eles. De seguida, apresentamos cinco coisas que nunca deve fazer com o seu aparelho auditivo.

 
  • Tomar banho com o aparelho auditivo. A humidade é o pior inimigo dos aparelhos auditivos. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes os utilizadores de aparelho auditivo esquecem-se de retirar o aparelho. Estabeleça uma rotina e retire o aparelho antes de entrar no banho. Mesmo que use um aparelho à prova de água, não se esqueça que o champô e gel de banho são químicos e o seu uso prolongado pode danificar o aparelho.

 
  • Deixar o aparelho à vista de animais de estimação. Naturalmente os animais têm curiosidade sobre o que não conhecem, portanto os aparelhos são alvos fáceis para os bichos. Mais que isso, alguns animais como os cães conseguem ouvir sons noutras frequências e por vezes o som de um aparelho ligado pode ser incómodo para eles, por isso podem tentar destruí-lo.

 
  • Tentar desmontar o aparelho para limpar. Quando compra um aparelho auditivo devem ser-lhe passados os cuidados de limpeza. Proceda à limpeza apenas como lhe ensinaram, desmontar o aparelho para limpar provavelmente não faz parte das práticas recomendadas.

 
  • Tentar arranjar o seu aparelho. Se o aparelho se partiu ou deixou de funcionar, não tente consertá-lo sozinho. Deve sempre levá-lo ao centro auditivo onde o adquiriu e deixar os técnicos tratar do assunto.

 
  • Deixar os aparelhos auditivos nos bolsos das calças desprotegidos. Os aparelhos auditivos geralmente vêm com uma caixa em plástico cujo objetivo é proteger o aparelho quando este não está a ser usado. Leve essa caixa de proteção sempre consigo e guarde lá o aparelho quando não o está a utilizar. Colocar o aparelho nos bolsos das caixas geralmente acaba numa ida à máquina de lavar a roupa e a danos irreversíveis no equipamento.