Cuidados a ter com os ouvidos no Verão


Com o Verão, chegam os mergulhos na piscina e no mar, e com eles, um maior número de infeções nos ouvidos. As otites são extremamente comuns no Verão e, como já referimos anteriormente, problemas simples como este podem causar perda auditiva se não forem tratados devidamente.

Existem alguns cuidados que pode ter com os seus ouvidos durante a época balnear para prevenir problemas:

  • Cuidado com a exposição prolongada à água de piscina ou do mar. A pele do ouvido é muito fina e sensível e a água pode provocar microfissuras e como consequência, infeções.
     

  • Não utilize tampões auriculares a menos que tenha indicação médica. Os tampões não são totalmente estanques, ou seja, não impedem a entrada de água nos ouvidos, uma vez que existe pressão para a água entrar. Porém, não existe nenhuma pressão para a água sair, fazendo com que a água fique encurralada no canal auricular, causando infeções.
     

  • Cuidado com as ondas do mar. Não se vire de lado para tentar “quebrar” as ondas no mar, ou pelo menos não o faça numa profundidade em que a água possa entrar nos ouvidos. A pressão causada pelo impacto da onda pode causar uma perfuração da membrana do tímpano.
     

  • Se sentir água no ouvido, deite-se de lado. Se entrar água no ouvido, deite-se de lado e deixe a água sair naturalmente. Não coloque nenhum tipo de líquido no ouvido nem tente limpar com cotonetes. Estas práticas podem levar a lesões auriculares graves.
     

  • Evite mergulhar em piscinas. Este conselho parece quase impensável no Verão, mas a verdade é que os mergulhos em piscinas fazem com que o ouvido seja sujeito a pressão, que pode causar trauma na membrana do tímpano. Se sentir dor ou sensação de ouvido tapado, não mergulhe mais em profundidade e consulte um médico se estes sintomas persistirem.