Como vencer a vergonha de usar aparelho auditivo

Para um paciente com problemas de audição, utilizar aparelho auditivo pode ser a solução para muitos problemas. Ouvir melhor, compreender os outros e não se sentir excluído em situações sociais são apenas algumas das vantagens que uma pessoa com perda auditiva vai retirar do facto de utilizar um aparelho que compense a sua limitação e melhore a sua qualidade de vida.
 

No entanto, muitas pessoas ainda têm vergonha de utilizar aparelhos auditivos. O facto de a utilização de aparelhos auditivos despertar curiosidade alheia, aliada à insegurança de quem sofre de perda de audição, leva a que muitas pessoas escolham não utilizar aparelho.

Porém, basta fazer uma pequena lista de prós e contras para se perceber que as vantagens ultrapassam largamente os benefícios.

Para quem tem perda auditiva, um aparelho auditivo é essencial para comunicar melhor e melhorar as relações sociais e pessoais e, como tal, a auto-estima.

Se isto não é suficiente para o convencer, aqui ficam algumas técnicas para o ajudar a vencer a vergonha de usar um aparelho.

 

Compare as situações sociais antes e depois de começar a utilizar aparelho

Lembra-se de como era difícil estar em almoços de família ou jantares com amigos com muitas pessoas? Dificuldade em distinguir vozes, acompanhar as conversas e irritabilidade devido ao ruído distorcido… Tudo isto acontecia antes de utilizar um aparelho auditivo.

Depois de se adaptar ao seu novo aparelho, todas essas situações vão melhorar substancialmente. Vai conseguir estar em contextos sociais sem se sentir deslocado ou frustrado e, como tal, a sua interação social vai ser muito mais fácil e satisfatória.

 

Personalize o aparelho

 

O aspeto dos aparelhos auditivos incomoda-o? Hoje em dia existe uma infinidade de opções em termos de cor, tamanho e tipologia de aparelho, que o podem ajudar a sentir mais confortável. Existem muitos blogues que se dedicam a partilhar a forma como muitos pacientes personalizam os seus aparelhos, deixando-os com uma aparência esteticamente mais agradável.

 

Habitue-se gradualmente

Se se sente constrangido por usar um aparelho auditivo, não será fácil passar a sentir-se bem de um momento para o outro. O ideal será tentar adaptar-se gradualmente. Comece a utilizar o aparelho nas situações que o incomodam menos, aumentando o grau de dificuldade sempre que se sentir mais confiante. Não se sinta mal por sentir medo ou vergonha: a insegurança é uma característica normal do ser humano. Com calma e paciência vai passar a sentir-se menos envergonhado e ao fim de um tempo o aparelho vai ser uma parte de si e, como tal, “normal”.

 

Procure pessoas com experiências semelhantes

 

Uma das melhores formas de ultrapassar essa vergonha é procurar partilhá-la com outros pacientes de perda auditiva. Também eles já passaram por esse sentimento e com certeza vão explicar-lhe que ao fim de algum tempo essa ansiedade é ultrapassada pelas muitas vantagens que o paciente retira para a sua vida.