Cuidados a ter quando usa fones para proteger a sua audição

 

Hoje em dia, os fones de ouvidos são um acessório essencial no cotidiano de muitas pessoas, principalmente dos jovens, que trabalham, andam na rua e praticam desporto com fones nos ouvidos.

 

Já falámos várias vezes dos perigos do uso frequente de fones de ouvidos e de como a saúde auditiva pode sair prejudicada pelo uso indevido destes aparelhos. A exposição contínua a som muito elevado pode provocar lesões nas células auditivas, causando perda auditiva irreversível.

A Organização Mundial de Saúde alerta para o facto de que a utilização de fones com volume muito elevado por mais de 90 minutos por dia aumenta o risco de vir a desenvolver zumbido ou perda auditiva num futuro próximo.

Se ouvir música faz parte da sua vida e não pretende abdicar do uso de fones de ouvidos, há alguns cuidados que deve ter de forma a preservar a sua audição. Em primeiro lugar, deve manter o volume sempre a metade da graduação máxima do aparelho.

O nosso segundo conselho é o de utilizar fones supra-auriculares. Os phones, para além de oferecerem uma qualidade sonora mais elevada, têm um arco que prende o fone à cabeça do utilizador, não havendo necessidade de utilizar fones que sejam colocados dentro do canal auricular.

De vez em quando, deve limpar os seus fones de forma a evitar que se acumulem bactérias que possam infetar os ouvidos.

Outro conselho importante é deixar os seus ouvidos descansar. Para cada hora de utilização de fones, deve fazer dez minutos de pausa, em que fique num ambiente o mais silencioso possível.

Por último, fique atento a sinais como zumbido, sensação de ouvidos entupidos ou diminuição da audição. Não espere por uma diminuição significativa da audição para procurar um profissional. À primeira desconfiança de perda auditiva, marque uma consulta num especialista da audição e faça uma audiometria.

Lembre-se sempre que os seus hábitos do presente têm consequências no futuro, pelo que deve sempre ter hábitos defensivos e que previnam problemas auditivos.