Dicas de como lidar melhor com o zumbidoā€‹


O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe mas que pode ter graves perturbações na vida cotidiana do paciente.

Não existe uma cura para o zumbido. O que acontece é que, graças a algumas terapias cognitivo-comportamentais e sonoras, os pacientes passam a conseguir controlar e gerir o seu zumbido. Se sofre deste problema, deixamos-lhe algumas dicas de como lidar melhor com o zumbido:


Não desespere: Antes de “desistir” de sentir um alívio do zumbido procure um otorrinolaringologista ou fonólogo que avalie o seu zumbido e lhe indique a melhor solução para o seu problema. Muitos pacientes têm bons resultados com a "Tinittus Retraining Therapy" (TRT), que auxilia os pacientes que sofrem de zumbido a controlá-lo e geri-lo, através de terapias cognitivo-comportamentais e sonoras.

 

Converse com pessoas que sofrem do mesmo problema: falar sobre o zumbido pode parecer inútil quando a outra pessoa nunca sentiu o mesmo problema. No entanto, existem múltiplos grupos de apoio na internet de pessoas que sofrem de zumbido e que estão dispostas a partilhar a sua experiência consigo.

 

Arranje uma atividade que o faça sentir calmo: Os pacientes que sofrem de zumbido têm tendência para se sentir ansiosos. Realizar uma atividade relaxante pode comprovar-se útil. Para alguns é desporto, para outros é o yoga ou a meditação. Seja como for, vá experimentando até encontrar um hobbie que o ajude a relaxar e a gerir o seu zumbido até que se esqueça dele.