Dicas para viajar de avião se sofre de zumbido nos ouvidos

 

O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe. Viajar de avião pode ser desafiante para os pacientes que sofrem de zumbido, principalmente quem ainda não o consegue controlar e abstrair-se do som constante. Hoje, compilamos algumas dicas que poderão ser úteis para que os pacientes com zumbido tenham uma experiência o mais confortável possível quando viajam de avião.

 

1. Relaxe

Por mais óbvio que possa parecer, estar descontraído é uma das melhores formas de combater o zumbido. Certifique-se que tem uma boa noite de sono na noite anterior ao voo e faça exercícios de respiração e relaxamento durante o voo para evitar que o stress aumente a sua sensação de zumbido.

 

2. Bocejar e engolir

Bocejar, engolir e mastigar faz com que a Trompa de Eustáquio abra e feche. A Trompa de Eustáquio é um canal que liga o ouvido médio à faringe e que ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano. Abrir e fechar esta estrutura, vai permitir uma equalização entre a pressão do ouvido externo e do ouvido médio, diminuindo a sensação de pressão em situações de mudanças de altitude como andar de avião.

 

3. Utilize os seus Aparelhos Auditivos

Se utiliza aparelho auditivo num ou ambos os ouvidos, utilize-os durante o voo.

 

4. Distraia-se

Aproveitar a viagem de avião para ler um livro, ouvir música ou ver um filme são tudo formas de se distrair e tornar-se menos consciente do zumbido. Sente-se, relaxe e vai ver que quase não vai notar o zumbido.


5. Escolher o lugar

Se tiver oportunidade de escolher o lugar em que viaja, escolha assentos longe dos motores do avião, onde há mais ruído.


Por fim, procure ajuda para o seu zumbido. A Terapia de Zumbido da Acusis é baseada na "Tinittus Retraining Therapy" (TRT), que auxilia os pacientes que sofrem de zumbido a controlá-lo e geri-lo, através de terapias cognitivo-comportamentais e sonora.