Apps para facilitar a vida dos pacientes com perda auditiva

 

Louder TV

O Louder TV é uma aplicação móvel criada por um indivíduo que, ao visitar a sua avó, conseguia ouvir a televisão antes ainda de entrar em casa. A aplicação funciona como um amplificador pessoal. Ao usar fones de ouvidos com o Louder TV, os pacientes com perda auditiva podem ver televisão com outras pessoas, sem que o som esteja insuportavelmente alto para os outros.

 

Play it Down

É bastante frequente que quem vive com uma pessoa que sofre de perda auditiva se sinta muitas vezes frustrado devido à incapacidade de ouvir do interlocutor. Essa frustração está muitas vezes relacionada com o facto de não ser possível entender aquilo pelo que o nosso ente querido está a passar: o Play it Down é uma solução. Esta app acede à música do telemóvel e toca-a como seria ouvida por alguém com perda auditiva. O Play it Down permite ainda testar a audição do utilizador, e pode dizer-lhe a “idade” dos seus ouvidos.

 

Tap Tap

Um dos grandes perigos da perda auditiva é a incapacidade de ouvir alertas sonoros ou avisos. O Tap Tap é uma aplicação móvel que permite que pessoas com perda auditiva reajam aos sons. Quando detecta ruídos, a app irá emitir uma vibração e um sinal luminoso no dispositivo para alertar o utilizador. Se a campainha tocar, alguém gritar ou o alarme de incêndio disparar, o utilizador será alarmado. A sensibilidade pode ser ajustada e a app pode ser executada em segundo plano, se desejar. O Tap Tap é imprescindível para qualquer pessoa com perda significativa de audição.

 

Dragon Dictation

Para quem sofre de perda auditiva significativa, conversas simples podem ser verdadeiros desafios. O Dragon Dictation é uma app que processa as palavras do interlocutor de uma conversa, e transcreve-as para o telemóvel da pessoa com problemas de audição. Assim, o paciente lê as palavras e consegue acompanhar a conversa de forma mais eficaz.

A app não é perfeita mas consegue dar informação suficiente para que a pessoa com perda auditiva consiga acompanhar as conversas de forma mais eficiente. A app é grátis.

 

My Smart Hands Baby Sign Language Dictionary

Os pais de filhos com deficiência auditiva têm muitas vezes de ensinar língua gestual às crianças enquanto eles mesmos estão ainda a aprender. A My Smart Hands Baby Sign Language Dictionary tem vídeos dos sinais de língua gestual mais comuns para crianças. Os vídeos mostram exatamente como se executam os movimentos e vêm acompanhados de uma descrição verbal. A app não requer acesso à internet, pelo que pode ser usada no dia-a-dia, e em situações em que seja realmente precisas.