Os sintomas de Perda auditiva a estar atento

 

Milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de perda auditiva. Por norma, os sintomas da perda de audição são subtis e progridem lentamente, pelo que o diagnóstico é frequentemente tardio.

 

É recomendado que adultos com mais de 50 anos testem a sua audição a cada três anos. Infelizmente, a maioria das pessoas procura avaliar a sua saúde auditiva apenas quando sente problemas em ouvir. Então, como poderemos estar atentos a sintomas precoces da audição? Neste artigo, compilámos sinais de que pode estar com perda auditiva.

  • Pedir para repetir muitas vezes. Pedir frequentemente para o seu interlocutor repetir o que disse pode ser um sintoma de perda audItiva.

  • Toda a gente à sua volta parece estar a sussurrar. Um sintoma clássico de pacientes com perda auditiva é a sensação de que toda a gente fala muito baixo ou de forma pouco clara.

  • Dificuldade em acompanhar conversas em locais barulhentos. Se tem dificuldade em acompanhar conversas em restaurantes, bares, e outras situações sociais barulhentas, provavelmente ouve mal.

  • Dificuldade em ouvir em chamadas telefónicas. Pessoas com perda auditiva sentem com frequência que não ouvem bem ao telefone.

  • Várias pessoas dizem que não ouve bem. Toda a gente à sua volta acha que pode não estar a ouvir a 100% mas não concorda? Provavelmente as outras pessoas terão razão.

  • Familiares queixam-se do volume da televisão ou da música. Se as pessoas à sua volta se queixam do volume alto dos aparelhos lá de casa, é possível que sofra de perda auditiva.

  • Sofre de diabetes, doença cardíaca ou problemas de tiróide? Vários estudos apontam para uma relação entre estas doenças e perda auditiva.

  • Cansa-se facilmente depois de conversas longas, palestras, etc? As pessoas que sofrem de perda de audição têm de fazer um esforço extra para se concentrarem o suficiente para acompanharem conversas, reuniões, etc.

 

Se identifica algum destes sintomas, ou vários, deve marcar uma avaliação auditiva rapidamente.