3 razões essenciais para tratar a perda auditiva

 

A Perda Auditiva é um problema relativamente comum com o avançar da idade ou em indivíduos que estão muito tempo expostos a ruídos altos. No entanto, parece existir um certo estigma associado ao uso de aparelhos auditivos e alguma vergonha em admitir que a audição está a deteriorar-se.

 

A decisão de tratar ou ignorar a perda auditiva não deve ser tomada de forma leve. A audição desempenha um papel significativo em questões importantes que afetam a nossa qualidade de vida, incluindo estes fatores importantes:

 

Saúde mental

 

Vários estudos ligam a perda auditiva a problemas de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão e até mesmo demência. Esses estudos mostram que as habilidades cognitivas de indivíduos com perda auditiva diminuem 30-40% mais rapidamente do que os pares com audição normal.

Outros estudos feitos por especialistas mostram que tratar a perda de audição com aparelhos auditivos reduz o risco de declínio cognitivo associado à perda auditiva.

 

Saúde física
 

O National Council on Aging observou que "as quedas são a principal causa de lesões fatais e não fatais para cidadãos idosos norte-americanos". Pesquisadores da Johns Hopkins Medicine concluíram que pessoas com perda auditiva têm três vezes mais probabilidade de sofrer quedas do que indivíduos com audição normal. O equilíbrio está intimamente ligado com o funcionamento do ouvido, pelo que a perda auditiva pode ser muito prejudicial à saúde física.

 

Segurança pessoal

 

Muitas vezes não nos apercebemos quanto dependemos da audição para nos mantermos em segurança. Antes de nos desviarmos de um carro, ouvimos o buzinar; o barulho de vidros a partir em caso de um assalto em casa; o alarme de incêndio a disparar na cozinha; tudo isto são sinais de alarme que nos avisam de um perigo eminente.

Enquanto dormimos, confiamos no nosso sentido de audição para nos alertar de um potencial perigo e acordarmos. Quando sofremos de perda auditiva, atravessar a rua é perigoso, conduzir é perigoso, trabalhar em construção é perigoso.

Por isso, é importante que procure ajuda e compense a sua perda de audição. A utilização de aparelhos auditivos é essencial para pacientes com perda auditiva

 

Relacionamentos e interações sociais
 

A perda de audição não tratada pode levar ao isolamento social, pois os desafios de ouvir e o receio de muitas vezes não acompanhar conversas em situações sociais fazem com que os pacientes se sintam inibidos de estar com amigos, família e fazer algumas das atividades que lhes trazem alegria.