Zumbido de origem muscular, sabe o que é?

 

O Zumbido, também conhecido por "Tinnitus" ou "Acufenos" pode definir-se como a sensação subjetiva de barulho na cabeça ou ouvidos da qual só o próprio se apercebe. Pode parecer um apito ou o bater das asas de uma cigarra, variando de paciente para paciente, mas em todos os casos, é um som incomodativo e que pode afetar a qualidade de vida do paciente.

As causas do zumbido são variadas e nem sempre de fácil diagnóstico. Hoje, falamos de uma causa específica de zumbido da qual não se fala muitas vezes: o zumbido de origem muscular.

Os especialistas chamam “zumbido de origem muscular” ao ruído causado por problemas musculares que normalmente envolvem músculos da cabeça e pescoço.

 

Como é que o zumbido muscular é causado?

Em caso de tensão muscular, o corpo reage para aliviar a tensão libertando substâncias que estimulam as células auditivas. Ao serem estimuladas, as células auditivas enviam sinais para o cérebro, mesmo sem existir uma fonte sonora.

Existem duas grandes origens musculares para o zumbido. A mecânica, que deriva de pouco sono ou com má qualidade, e má mastigação - que gera uma não recuperação do músculo. A segunda causa, psíquica, que advém de stress, ansiedade e outros fatores que causam à contração dos músculos. Ambas estas causas podem não ser apercebidas pelo paciente. Normalmente o zumbido está relacionado com os músculos da zona do pescoço, coluna e cara.

 

Como tratar o zumbido de origem muscular?

Os pacientes que sofrem de zumbido com origem muscular podem encontrar alívio através da fisioterapia. A fisioterapia vai contribuir para uma reeducação dos músculos, para que trabalhem de forma correta e de acordo com a sua função, melhorando a qualidade de vida do paciente.

 

Quer saber mais sobre o zumbido? Contacte a Acusis, estamos espalhados pelo país.