Os benefícios do exercício físico para o zumbido

 

Existem várias técnicas para auxiliar os pacientes de zumbido a sentir algum alívio. O exercício físico tem efeitos positivos comprovados no alívio do zumbido, conferindo aos pacientes com este problema auditivo mais qualidade de vida.

 

O exercício pode ajudar as pessoas com zumbido a vários níveis:

 

1. Redução de stress


O stress pode afetar a nossa saúde e bem-estar geral e é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de zumbido.

Muitos pacientes de zumbido descrevem o agravamento do tinnitus quando se sentem particularmente stressados e uma redução significativa do zumbido quando estão mais relaxados. ​​Assim, reduzir os níveis de stress torna-se essencial para a manutenção do zumbido.
 


2. Melhor circulação
 

Determinados tipos de zumbido são causados ​​por problemas de circulação sanguínea. O exercício regular e moderado tem muitos benefícios para a saúde, incluindo uma melhor circulação sanguínea. Com a circulação sanguínea melhorada nos ouvidos, certos tipos de zumbido podem ser reduzidos ou eliminados.

 

3. Aumento das endorfinas

 

As endorfinas são neurotransmissores utilizados pelos neurónios na comunicação do sistema nervoso, conhecidos por transmitir boas sensações, felicidade, controlo do apetite, etc.

As endorfinas são analgésicos naturais e também ajudam a promover um sentimento de bem-estar que é benéfico, especialmente para quem está a lidar com depressão, ansiedade, medo e outros problemas emocionais associados ao zumbido.

As endorfinas também podem ajudar a dormir melhor, o que pode ser problemático para quem sofre de zumbido.
O zumbido prolongado pode provocar outros problemas, inclusivamente a nível psicológico, como depressão, ansiedade, medo, problemas de concentração no trabalho, dependência de álcool, toxicodependência, etc., o que pode piorar ainda mais o problema.

O exercício físico moderado é benéfico para os pacientes de zumbido, mas devem ser evitados ambientes muito barulhentos, como alguns ginásios e aulas de fitness em que a música está a níveis demasiado altos.