Seis razões para deixar de adiar cuidar da sua saúde auditiva.

 

A procrastinação é uma grande inimiga da saúde. O adiamento constante de idas a consultas coloca em perigo a sua saúde, uma vez que atrasa o tratamento de problemas, agravando-os, muitas vezes.

O tratamento da perda de audição, quando feito precocemente, tem melhores resultados do que quando se inicia o tratamento numa fase mais avançada da doença. Neste artigo, reunimos sete razões para deixar de adiar cuidar da sua saúde auditiva.

 

A perda de audição não tratada leva à atrofia cerebral

Muitas pessoas não sabem que a audição é uma função cerebral. Os ouvidos “ouvem” o som, mas é o cérebro que processa esse som, que nos alerta para o perigo, que nos permite sentir a música, etc.

 

Um estudo feito pelo Departamento de Fala e Audição da Universidade do Colorado descobriu que a perda de audição faz com que o cérebro aumente a função de outros sentidos, como a visão e o tato. Assim, a parte do cérebro dedicada à audição acaba por ser “renegada”, levando à atrofia cerebral.

 

Demência e doença de Alzheimer

A perda auditiva e a atrofia cerebral de que falámos estão diretamente relacionadas com a demência e doença de Alzheimer. Vários estudos abordados anteriormente no blogue indicam que o tratamento da perda auditiva pode ser uma forma de diminuir o risco de desenvolver essas condições.

 

Risco de quedas

Uma das consequências da perda auditiva é que afeta o equilíbrio, pelo qual o ouvido é diretamente responsável. As quedas são uma das principais causas de morte acidental em pessoas com mais de 65 anos e está comprovado que os idosos com perda auditiva caem mais do que idosos com audição normal.

 

Saúde emocional

A saúde emocional também é colocada em risco quando negligencia a sua saúde auditiva. Vários estudos apontam para uma grande prevalência de depressão e ansiedade em indivíduos com perda auditiva. O isolamento social provocado pela Perda Auditiva contribui grandemente para estes problemas de saúde.

 

Fadiga auditiva

Se passar o dia  mais cansado do que o normal e o seu médico disser que a sua saúde está normal, marque uma consulta com o seu profissional de saúde auditiva. O seu cérebro pode estar a trabalhar extraordinariamente para entender os sons do seu dia-a-dia, o que o está a deixar esgotado. Esta condição é conhecida como fadiga auditiva. O tratamento da perda auditiva e o uso de aparelho auditiva auxilia neste problema.

 

Relacionamentos

 

As relações com a cara-metade, amigos e família são quem sai mais prejudicado  com a perda de audição. As falhas na comunicação podem ser muito desafiantes para todas as suas interações com outras pessoas.

 

As emoções negativas sentidas como resultado da perda de audição incluem frustração, ressentimento, solidão, isolamento social, dificuldades de comunicação, redução de atividades em grupo e diminuição da comunicação.

 

Estas razões são suficientes para começar a ser proativo relativamente à sua saúde auditiva? Marque já a sua avaliação na Acusis.