Porque é que precisa de uma avaliação auditiva anual?

 

Uma avaliação auditiva anual deve fazer parte da sua rotina de saúde. Se visita o seu médico de família, o dentista e o oftalmologista regularmente, por que é que os seus ouvidos são diferentes? Neste artigo, deixamos-lhe algumas razões pelas quais deve fazer uma avaliação auditiva anual.

 

A perda auditiva é gradual

A perda de audição geralmente ocorre lentamente ao longo de muitos anos. Isto dificulta a detecção precoce do problema, uma vez que o próprio paciente por norma só se apercebe quando já é significativa. A família e os amigos geralmente apercebem-se primeiro. Porém, pesquisas sugerem que a maioria dos pacientes de perda auditiva só reconhecerá que tem um problema ao fim de 7 a 10 anos e só depois decide abordá-lo.

 

A detecção precoce é a chave

Se realizar uma avaliação auditiva anual poderá diagnosticar a sua perda auditiva no início. Nada de bom resulta de esperar 7 a 10 anos para tratar a perda auditiva. Quanto mais tempo passar, mais sons o seu cérebro irá "esquecer", dificultando o ajuste aos aparelhos auditivos.

Mesmo que não sinta que a sua audição mudou, é uma boa ideia realizar um teste auditivo anualmente quando atinge os 55 anos. Este valor explica-se pelo facto de muitas pessoas sofrerem de perda auditiva pela simples razão do avançar da idade.
 

A perda auditiva afeta a sua saúde

A perda auditiva tem sido associada a uma série de problemas de saúde, incluindo demência, doenças cardíacas, diabetes, depressão e apneia do sono. O sistema auditivo está ligados a muitos outros sistemas do seu corpo. Quando ignora a sua perda auditiva, está a prejudicar também a sua saúde geral.

 

A perda auditiva afeta a sua felicidade

A saúde emocional também é colocada em risco quando negligencia a sua saúde auditiva. Vários estudos apontam para uma grande prevalência de depressão e ansiedade em indivíduos com perda auditiva. O isolamento social provocado pela Perda Auditiva contribui grandemente para estes problemas de saúde.

Se já utiliza aparelhos auditivos é igualmente importante realizar testes anualmente. A sua audição muda ao longo do tempo e as consultas regulares ajudam o seu profissional de audiologia a ajustar os seus aparelhos auditivos às suas necessidades nos diferentes momentos.

Concluindo, é importante realizar avaliações auditivas anuais para manter a sua saúde geral e qualidade de vida.