As cinco fases da Perda Auditiva

 

À medida que envelhecemos, é natural que a nossa audição mude. Apesar de ser parte do ciclo da vida, a perda auditiva acarreta mudanças significativas na vida dos pacientes, que, muitas vezes, demoram algum tempo até chegar à aceitação da sua condição.

Neste artigo, abordamos as cinco fases pelas quais os pacientes com Perda auditiva passam até atingir a aceitação e viverem mais felizes com a sua limitação auditiva.

 

Negação

Qualquer mudança é assustadora. Embora a pessoa saiba que deve ser proativa em relação à saúde e audição, um diagnóstico de perda auditiva pode ser difícil de aceitar.  Assim, alguns pacientes ficam tão receosos que se recusam a aceitar o que está acontecer. Não é incomum que uma pessoa com perda auditiva mostre descrença quando obtém o diagnóstico inicial de perda de audição. Esta é uma reação natural.

 

Raiva

Quando uma pessoa admite que ouve mal, pode experienciar um sentimento de raiva. O ressentimento é uma emoção comum, com os pacientes a questionar-se sobre o que fizeram para merecer o diagnóstico. Muitas vezes os indivíduos têm comportamentos destrutivos.

 

Negociação

Nesta fase, a pessoa reconhece que tem um problema, mas muitas vezes sente que a sua perda auditiva não é uma condição permanente. Na fase da negociação, os pacientes tentam negociar consigo mesmos e com outras pessoas. Durante esta fase, a pessoa espera que um qualquer acordo possa adiar o inevitável.

 

Depressão

Quando o paciente sente que nada está a funcionar a seu favor, ou quando se apercebe que a sua perda auditiva é real, pode cair num estado depressivo. Isto está mais presente quando entende que coisas simples como jantar num restaurante são agora experiências muito diferente.

A depressão pode fazer com os pacientes se sintam completamente desmotivados para qualquer tarefa do dia-a-dia.

 

Aceitação

Quando esta fase é finalmente alcançada, o indivíduo já não sente os sintomas das quatro etapas anteriores. Na fase de aceitação, o paciente procura ajuda para a sua perda auditiva e sente-se grato pela oportunidade de ter algo que diminua as suas limitações. Aceitar que tem um problema e tentar ser feliz e aproveitar a vida com a realidade que tem é o primeiro passo para viver uma vida plena independentemente da sua deficiência auditiva.

 

A Acusis existe para o ajudar, independentemente da fase em que está. Marque uma avaliação gratuita e comece já hoje a tratar da sua saúde auditiva.