Como a sua rotina de exercícios pode causar perda auditiva

 

Não há como negar que o exercício é benéfico para o corpo e a mente. Inclusivamente, já abordámos várias vezes os benefícios do desporto para o tratamento de alguns problemas auditivos, como o zumbido.

No entanto, alguns hábitos que temos durante a nossa rotina de fitness podem ter consequências negativas, resultando em perda auditiva.

 

Respirar corretamente

Pode parecer estranho que a respiração esteja relacionada com a perda auditiva, mas existem duas práticas comuns no exercício que podem potenciar perda de audição.

Uma delas é a tensão intracraniana resultante do levantamento de peso. A segunda é a manutenção da respiração.

Muitas pessoas prendem a respiração para ter um impulso extra ao levantar peso, o que causa mais pressão no ouvido interno.

A pressão no ouvido interno pode causar uma fístula perilinfática ou PLF, que ocorre de forma inesperada e da qual a maioria das pessoas não se apercebe de imediato.

Simplificando, uma fístula perilinfática é um defeito na fina membrana entre o ouvido interno e o ouvido médio, causando uma comunicação anormal entre as duas partes do ouvido, podendo vazar fluido para o ouvido médio. As PLFs são responsáveis por problemas de equilíbrio.


Volume Sonoro

Os ginásios são lugares ruidosos. Normalmente estes espaços têm música alta para motivar os atletas e muitas pessoas usam headphones nos ouvidos para treinar.

Juntando o volume da música ao barulho proveniente das bicicletas, elípticas, esteiras e da queda de pesos pesados, cria-se a receita perfeita para a perda de audição ou zumbido irreversível induzido pelo ruído.

A queda de um peso pesado no chão do ginásio pode causar tantos danos como a explosão de uma espingarda, por exemplo.

Para além disso, as aulas de fitness como Zumba e Cycling têm música demasiado alta, que prejudica a saúde auditiva de monitores e alunos. Se notar que a música está demasiado alta, pode pedir educadamente que o volume seja reduzida.

Às vezes basta um pedido para estimular a consciência de todos no ginásio.

 

Coisas que deve e não deve fazer para promover uma audição saudável durante o exercício:

  • Se sentir alguma alteração na audição durante ou após o exercício vá imediatamente verificar.

  • Reduza o peso que está a levantar para reduzir a tensão. Reduzir a tensão pode impedir que um PLF ocorra.

  • Proteja a sua audição no ginásio.

  • Use tampões nos ouvidos para proteger os ouvidos da música alta e use phones num volume razoável

  • Não sustenha a respiração para obter um impulso adicional de força, pois segurar a respiração aumenta a pressão nos ouvidos.