Como preparar os seus ouvidos para a Primavera?

Os dias mais longos e o aumento da temperatura indicam-nos que a Primavera chegou em força. Por norma, o humor melhora e a má disposição característica das estações frias começa a dissipar-se. No entanto, com o florir das flores vêm algumas implicações desagradáveis que podem afetar o aparelho auditivo, como alergias.

O ouvido interno tem fluído e esse fluído é extremamente sensível às alterações súbitas da pressão barométrica que ocorrem na Primavera. Quando a pressão barométrica desce rapidamente, a pressão nos ouvidos tem de se habituar. Enquanto isso não acontece, há um desequilíbrio de pressão dentro e fora da orelha que pode causar algum desconforto.

Por outro lado, as alergias típicas dos meses de Primavera aumentam o problema por causarem o estreitamento da Trompa de Eustáquio, o canal que liga o ouvido médio à faringe e ajuda a manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana timpânica.

O desconforto nos ouvidos explica-se pelo facto de as orelhas e o nariz - onde se sentem mais sintomas das alergias - estarem ligados. Assim, quem sofre de alergia vai sentir também comichão nos ouvidos ou sensação de estarem entupidos, para além dos habituais espirros e olhos secos.

Estes sintomas podem ser reduzidos com a ajuda de anti histamínicos e descongestionantes. Praticar exercício e uma dieta baixa em sal e rica em frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o fluído nos ouvidos.

A pressão contínua nos ouvidos pode resultar em perda auditiva permanente, pelo que se notar alguma alteração na audição durante a Primavera deve marcar uma avaliação auditiva.

Para quem já utiliza aparelho auditivo, o aumento de alérgenos e a humidade no ar requerem que se tenha cuidados especiais com os aparelhos. Por exemplo, os alérgenos podem entupir canais nos aparelhos auditivos, pelo que é importante limpá-los regularmente e com especial atenção.

A instabilidade nas temperaturas e nos níveis de humidade também exigem cuidados especiais de manutenção, uma vez que a humidade é um dos piores inimigos dos aparelhos auditivos. Deve sempre colocar o seu aparelho no desumidificador durante a noite.

Se suspeitar que sofre de perda auditiva consulte um profissional de saúde auditiva e aproveite a Primavera ao máximo.