A adaptação a um aparelho auditivo demora algum tempo
Já lhe aconteceu comprar um par de sapatos novos, estreá-los, e no final do primeiro dia ter dores nos pés nas zonas de fricção? Provavelmente já toda a gente passou por uma situação igual ou semelhante.
O mesmo acontece quando começa a utilizar aparelhos auditivos. A adaptação a um aparelho auditivo não é imediata. Alguns pacientes começam a utilizar aparelhos e sentem comichão, dor de cabeça, suam mais, etc. No final do dia, mal podem esperar para retirar os aparelhos auditivos dos ouvidos.
Esta é uma reação perfeitamente normal. A grande maioria dos utilizadores de aparelhos auditivos demora, de facto, algum tempo a adaptar-se e tem de reajustar as expectativas relativamente às primeiras utilizações do aparelho auditivo.
Por um lado, existe o ajuste físico aos aparelhos. Existem dois tipos básicos de aparelho: os BTE - os mais comuns, que encaixam atrás da orelha - e os ITE - que se encaixam no ouvido e têm um encaixe personalizado.
Para os aparelhos BTE padrão, o utilizador terá uma peça atrás da orelha ligada a um tubo colocado no ouvido. Esses tubos são produzidos em vários tamanhos e podem ser alterados para tornar o aparelho mais confortável. Em último caso, o seu profissional de saúde auditiva pode recomendar um molde personalizado para o seu dispositivo, com um ajuste mais seguro.
Os aparelhos auditivos ITE, que encaixam no ouvido, são moldados para caber no ouvido específico do utilizador. Ter um objeto no ouvido pela primeira vez pode ser desconfortável e requer uma habituação normal, mas se tiver dor ou o desconforto persistir deve informar o seu profissional de saúde auditiva imediatamente. Muitas vezes, o profissional pode modificar e adequar o aparelho para melhor se adaptar a si.
Dê tempo a si mesmo
Tal como acontece com os seus sapatos novos, a adaptação aos aparelhos auditivos pode demorar um pouco. No entanto, não desistir é o conselho mais importante que poderemos dar. Inicialmente, sentirá que tem um objeto estranho no ouvido, mas ao fim de algum tempo vai acabar por acostumar-se e deixará de sentir o aparelho. Inicialmente, deve utilizar os aparelhos auditivos durante seis a oito horas por dia, no mínimo. Utilizá-los menos não vai permitir a habituação.
Defina expectativas realistas
Quando começa a utilizar aparelhos auditivos, vai sentir que tem algo no seu ouvido e, sendo realistas, tem mesmo. No entanto, ao fim de algum tempo vai deixar de sentir o aparelho auditivo, habituar-se e sentir grandes melhorias na sua qualidade de vida.
Se tiver alguma preocupação, informe imediatamente o seu profissional de saúde auditiva. O profissional de saúde irá ajudá-lo a ultrapassar este período de adaptação, dar-lhe dicas úteis e alternativas para si.