Como detetar se o seu aparelho auditivo não está a funcionar corretamente
Os Aparelhos auditivos são o tratamento mais comum para a perda auditiva. Milhões de pessoas em todo o mundo recorrem a estas soluções para melhorar a sua qualidade de vida. Se também é umas destas pessoa que depende de aparelhos auditivos para manter a audição intacta, certamente concorda que é importante identificar e solucionar problemas rapidamente. De seguida, identificamos alguns dos problemas mais comuns nos aparelhos auditivos e como os resolver, quando é caso disso.
Os aparelhos não produzem qualquer som
- Examine visualmente o aparelho auditivo. Há cera de ouvido a bloquear a abertura do microfone ou a saída de som? Limpe cuidadosamente;
- Certifique-se de que o seu aparelho auditivo está corretamente ligado. Muitos aparelhos auditivos geralmente são ligados ao fechar os compartimentos das pilhas. Se a porta das pilhas não fechar facilmente, é provável que a pilha esteja colocada incorretamente;
- Substitua a pilha. Se tiver um medidor de pilhas para aparelhos auditivos, verifique a voltagem da pilha antiga para confirmar que não tem mais energia.
Se ainda assim considerar que o seu aparelho auditivo pode estar danificado, contacte o seu centro auditivo mais próximo e faça uma marcação para diagnóstico do problema.
O volume dos aparelhos auditivos não está “alto” o suficiente
- Examine visualmente os aparelhos auditivos. Há cera de ouvido a bloquear a abertura do microfone ou a saída de som? Se usar um aparelho auditivo atrás da orelha (BTE) com molde auricular e tubos, inspecione a tubulação para se certificar que não há fissuras, bloqueios ou gotas de humidade. Contacte o seu centro auditivo mais próximo e faça uma marcação para diagnóstico do problema;
- Aumente o volume com o comando ou diretamente no aparelho auditivo. Se o aparelho tiver uma roda de controlo de volume manual, ajuste a roda para cima e para baixo algumas vezes para ter certeza de que existem mudanças no volume;
- Notou alterações na sua audição? Se já passou algum tempo desde a sua última avaliação auditiva, pode ser necessário agendar um novo teste de audição com o seu profissional de saúde auditiva e ajustar os seus aparelhos às suas necessidades.
O som emitido pelos meus aparelhos auditivos está distorcido
- Examine visualmente as pilhas. Se houver sinais de corrosão, substitua-as.
Se acredita que os aparelhos auditivos podem estar danificados, contacte o seu profissional de saúde auditiva para obter assistência. Por último, se já testou estas dicas de solução do problema e não resolveu, não tente resolver a questão sozinho abrindo ou mexendo no interior do seu aparelho.
Se um ou ambos os seus aparelhos auditivos precisarem de reparação, o seu profissional de audição é o mais indicado para o ajudar.