
Como é que recomendamos o aparelho auditivo perfeito para si?
Uma boa metáfora para um profissional de saúde auditiva é encará-lo como um alfaiate da sua audição. Nenhuma perda auditiva é igual a outra, pelo que utilizar aparelhos auditivos com ajuste personalizado é sempre o mais adequado.
Usar aparelhos auditivos com ajuste personalizado aumenta a probabilidade de ouvir melhor, ficar confortável ao utilizá-los durante todo o dia e, assim, experienciar uma melhor qualidade de vida.
A realização de uma avaliação minuciosa da audição por um profissional qualificado através de um audiograma é importantíssima para a prescrição de aparelhos auditivos.
Com base no seu audiograma, o seu profissional de saúde auditiva recomendará diferentes características de aparelho auditivo que funcionarão melhor para si. Nem todos os modelos de aparelhos auditivos são adequados para lidar com todos os tipos de perda auditiva, por isso só o profissional o poderá ajudar nessa escolha.
Também o tamanho e forma da sua orelha influenciará a escolha do seu aparelho auditivo. A sua preferência pessoal poderá também pesar na escolha do aparelho. Hoje em dia os vários modelos de aparelhos atrás e dentro da orelha oferecem funcionalidades diferentes que vão muito além apenas do aspeto estético.
Não estranhe se tiver de ajustar algumas vezes os seus aparelhos auditivos. O ambiente do consultório não é uma boa representação da vida real e pode ser necessário adaptar os níveis inicialmente programados. Não se esqueça de dar feedback ao seu profissional para que o possa ajudar nesta adaptação inicial.
O seu estilo de vida e orçamento também são importantes para encontrar uma boa opção. Deve também perguntar por opções de assistência financeira. Com base nas informações fornecidas, o seu profissional de saúde auditiva poderá ajudá-lo a selecionar os melhores aparelhos auditivos para si.