Como funcionam os aparelhos auditivos
Um aparelho auditivo é um pequeno dispositivo eletrónico que é utilizado dentro ou atrás do ouvido ou ouvidos para compensar a perda auditiva, melhorar a compreensão da fala, a comunicação e a qualidade de vida em geral.
Independentemente do estilo ou modelo, regra geral, os aparelhos auditivos têm os seguintes componentes: um microfone, um amplificador, um receptor e pilhas.
Em conjunto, estes elementos tornam o som mais claro para os seus utilizadores.
Microfone
O microfone é o componente principal de qualquer aparelho auditivo. A sua função é captar os sons do ambiente e convertê-los em sinais elétricos.
Amplificador
O amplificador do aparelho auditivo aumenta a potência geral ou a sonoridade dos sinais recebidos do microfone. Filtros e equalizadores especializados alteram os sons para que os utilizadores ouçam apenas os sons relevantes amplificados.
Receptor
O receptor converte os sinais elétricos do microfone em sinais acústicos ouvidos pelo utilizador de aparelho auditivo.
Pilhas
As pilhas servem de fonte de energia para os aparelhos auditivos. As pilhas para aparelho auditivo não são pilhas tradicionais e têm características específicas. A sua duração varia de acordo com o tamanho, as necessidades do utilizador, o aparelho auditivo, a quantidade de uso, etc.
Para além destes elementos, muitos aparelhos auditivos possuem um gancho, que é um acessório de plástico transparente que se liga ao dispositivo e passa pela parte superior da orelha. É o gancho de orelha que liga o aparelho auditivo ao tubo. Este elemento está presente apenas em aparelhos BTE (behind-the-ear).
Por sua vez, os aparelhos ITE (in-the-ear) possuem um molde para o ouvido. Este molde constitui uma peça personalizada que é feita à medida do ouvido do utilizador, e ajuda a conter o som no ouvido do utilizador.
São estes os elementos necessários para que o seu aparelho auditivo funcione corretamente e o ajude a ouvir melhor.