Como usar aparelhos auditivos o irá ajudar a envelhecer melhor
Não há ninguém que não tenha o desejo de permanecer saudável na velhice. Envelhecer bem e feliz é algo que todos devemos almejar, mas que nem todos conseguem atingir. Uma dieta saudável e a prática de exercício físico são dois fatores que contribuem para um envelhecimento saudável, porém não são os únicos passos que pode tomar no sentido de melhorar a sua qualidade de vida na velhice.
Hoje explicamos de que forma a utilização de aparelhos auditivos poderá contribuir para um envelhecimento mais saudável.
Ouvir melhor torna-o mais sociável
Pacientes com perda auditiva não tratada têm tendência a isolar-se e evitar situações sociais em que vão ter dificuldades em perceber e comunicar-se. Por isso, a limitação das interações acaba por ser uma consequência direta. Por outro lado, pacientes que utilizam aparelhos auditivos para colmatar a sua lacuna auditiva permanecem socialmente ativos, mantêm conversas sem dificuldades e ouvem com clareza e sem limitações. Estudos revelam que as pessoas mais sociáveis têm mais probabilidade de viver vidas mais longas do que aquelas que vivem isoladas.
Ouvir melhor ajuda-o a evitar o perigo
A nossa audição desempenha um papel importante na identificação de perigos externos, como carros, assaltos, entre outros. Quando ouvimos bem, somos capazes de identificar sinais sonoros indicativos de perigo e reagir a problemas de segurança. Pessoas que utilizam aparelhos auditivos, ou seja, que ouvem melhor do que quem não os utiliza, têm menos probabilidade de lesões e acidentes dentro e fora de casa.
Ouvir melhor reduz a probabilidade de demência
Quase todos os estudos que incidem sobre saúde mental referem que existe uma relação entre saúde auditiva e demência. A perda auditiva e o zumbido aceleram a deterioração da saúde mental, estando relacionados com doenças graves como a demência. Utilizar aparelhos auditivos ajuda a estimular o seu cérebro durante mais tempo, mantendo-o saudável.
Se sente que sofre de perda auditiva, contacte a Acusis! Podemos ajudá-lo a recuperar a qualidade de vida e o prazer de ouvir.