Como utilizar headphones com aparelhos auditivos
Os auscultadores fazem parte da nossa vida. Especialmente no último ano, assistimos a um aumento da utilização de “headphones” devido ao confinamento, ao teletrabalho e à escola à distância.
Todos conhecemos os perigos da utilização indevida de auscultadores e outros dispositivos eletrónicos. Dados da OMS revelam que cerca de 50% da população mais jovem (entre os 12 e os 35 anos) ouve música com um volume bastante prejudicial à sua audição. Porém, existem formas de ouvir música em segurança, até para quem já sofre de perda auditiva.
Hoje explicamos-lhe como utilizar headphones com aparelhos auditivos.
Graças aos recentes avanços na tecnologia de aparelhos auditivos, milhões de pessoas com perda auditiva são capazes de ouvir os seus sons favoritos nos seus auscultadores. Hoje em dia, os utilizadores de aparelhos auditivos podem beneficiar da compatibilidade com outros dispositivos electrónicos pessoais, tais como smartphones e televisores. Porém, no caso dos auscultadores, encontrar a combinação certa de acessórios pode ser um pouco complicado.
Se puder, adquira aparelhos auditivos com bluetooth
Se os seus aparelhos auditivos são compatíveis com Bluetooth então pode transmitir o som diretamente para os seus aparelhos auditivos! Não precisará de utilizar auscultadores em cima dos seus ouvidos: pode transmitir o som do seu telefone, portátil, TV ou outro dispositivo. Esta é uma forma muito útil de ouvir música ou podcasts. Tenha apenas em consideração que a utilização de Bluetooth pode gastar as pilhas do aparelho muito mais rápido do que o habitual.
Se os seus aparelhos auditivos não tiverem Bluetooth
Se os seus aparelhos não tiverem funcionalidades de Bluetooth, terá de encontrar um modelo de headphones compatível com o seu aparelho auditivo e com o seu estilo de vida.
Se utiliza aparelhos auditivos intra-auriculares (ITE), todos os componentes dos aparelhos acima referidos encaixam completamente dentro do canal auditivo, ou seja, são compatíveis com auscultadores, principalmente os modelos em concha, que se colocam à volta das orelhas. Até ao utilizar modelos behind-the-ear (BTE) poderá encontrar headphones que não interfiram com os seus aparelhos auditivos e que o ajudarão a ouvir melhor.
Se tiver possibilidade, invista em headphones com cancelamento de ruído. A utilização deste tipo de auscultadores limita os sons externos, diminuindo a necessidade de aumentar o volume do dispositivo.
Por último, não se esqueça da Regra dos 60/60. Seja qual for o modelo escolhido, não utilize os auriculares por mais de 60 minutos de cada vez e não ultrapasse 60% do volume. Não se esqueça de fazer pausas de pelo menos 10 minutos entre cada utilização.
Desfrute da sua audição!