Dicas para uma adaptação mais rápida aos seus aparelhos auditivos
A adaptação à utilização de aparelhos auditivos é um processo gradual e que demora algum tempo. Tal como acontece com um par de sapatos novos, a habituação não é imediata.
Na primeira fase da utilização de aparelho auditivo, muitos utilizadores queixam-se de comichão, dor de cabeça, transpiração excessiva ou tonturas. Quase todos os pacientes descrevem que passam o dia ansiosos pelo momento em que podem retirar os aparelhos auditivos dos ouvidos.
Esta é uma reação perfeitamente normal. A grande maioria dos utilizadores de aparelhos auditivos demora, de facto, algum tempo a adaptar-se e tem de reajustar as expectativas relativamente às primeiras utilizações do aparelho auditivo.
Para além do aspeto psicológico da adaptação aos aparelhos, há também a necessidade de ajuste físico aos aparelhos. Existem dois tipos básicos de aparelho: os BTE - os mais comuns, que encaixam atrás da orelha - e os ITE - que se encaixam no ouvido e têm um encaixe personalizado.
Para os aparelhos BTE padrão, o utilizador terá uma peça atrás da orelha ligada a um tubo colocado no ouvido. Esses tubos são produzidos em vários tamanhos e podem ser alterados para tornar o aparelho mais confortável. Em último caso, o seu profissional de saúde auditiva pode recomendar um molde personalizado para o seu dispositivo, com um ajuste mais seguro.
Por sua vez, os aparelhos auditivos ITE são moldados para caber no ouvido específico do utilizador. Ter um objeto no ouvido pela primeira vez pode ser desconfortável e requer uma habituação normal, mas se tiver dor ou o desconforto persistir deve informar o seu profissional de saúde auditiva imediatamente. Muitas vezes, o profissional pode modificar e adequar o aparelho para melhor se adaptar a si.
De seguida, deixamos-lhe algumas dicas que o poderão ajudar a adaptar de forma mais rápida aos seus novos aparelhos auditivos:
- Dê tempo a si mesmo e seja paciente;
- Defina expectativas realistas;
- Comece a utilizar o aparelho de forma gradual: Use o aparelho em casa durante períodos curtos e vá aumentando o tempo de uso conforme se for sentindo mais confortável;
- Pratique o reconhecimento da sua voz, lendo em voz alta;
- No início, escolha programas de televisão com legendas ou menos vozes, e tente identificar os diferentes timbres.
Se ao fim de algum tempo continuar a sentir desconforto ou dor, consulte o seu médico otorrinolaringologista ou o fonologista onde adquiriu o aparelho.