Dicas para uma melhor adaptação ao uso de aparelhos auditivos
Ao contrário do que muita gente pensa, a adaptação a um aparelho auditivo não é instantânea. Se um paciente sofre de perda auditiva há algum tempo, o cérebro terá de se habituar a estímulos sonoros que não ouvia há muito tempo e esse período de adaptação requer paciência.
Com a utilização de aparelho auditivo, é normal que o paciente comece a ouvir novos sons que lhe vão retirar o foco. Aos poucos, o paciente vai aprender a ignorar certos ruídos e reaprender a focar-se no que realmente importa. Durante a fase de adaptação, é necessário ter paciência, mas existem algumas dicas que podem ajudar:
- Comece a utilizar o aparelho de forma gradual: Use o aparelho em casa durante períodos curtos e vá aumentando o tempo de uso conforme se for sentindo mais confortável.
- Pratique o reconhecimento da sua voz, lendo em voz alta.
- No início, escolha programas de televisão com legendas ou menos vozes, e tente identificar os diferentes timbres. À medida que se for adaptando, pode ir escolhendo programas com mais vozes diferentes.
- Se ao fim de algum tempo continuar a sentir desconforto ou dor, consulte o seu médico otorrinolaringologista ou o fonologista onde adquiriu o aparelho.