Porque não pode usar um aparelho auditivo de outra pessoa
Certamente já ouviu histórias como estas: um membro da família falece e outra pessoa começa a usar o seu aparelho auditivo. Ou alguém que conhece atualiza o seu aparelho auditivo e deixa-o utilizar o seu aparelho antigo. Pode parecer uma boa ideia e uma boa forma de poupar dinheiro mas desengane-se: um aparelho auditivo não é como uma peça de roupa ou um par de sapatos que pode reutilizar de outra pessoa.
Os aparelhos auditivos são dispositivos médicos pessoais e intransmissíveis, ajustados especialmente para o paciente que o vai utilizar. Da mesma forma que todos os pacientes de perda auditiva têm graus de perda diferente, e em diferentes frequências, etc, também o tratamento será diferenciado. Assim, o aparelho auditivo do seu amigo ou familiar provavelmente não responderá às suas necessidades auditivas, para além de poder não estar ajustado fisicamente. O ajuste físico do aparelho corresponde à “forma” do aparelho, que é especialmente importante nos aparelhos intra-auriculares, que normalmente são produzidos com recurso a um molde do ouvido do utilizador.
Os profissionais de audição programam e ajustam os aparelhos auditivos com base nas necessidades específicas do paciente a quem o aparelho é receitado. Um aparelho auditivo desajustado ao seu problema poderá até agravá-lo. Para além disso, a utilização de aparelho auditivo não dispensa um acompanhamento periódico, assim como de manutenção do equipamento.
Se sofre de perda auditiva, deve receber uma avaliação completa da audição e da comunicação. O seu profissional de saúde auditiva poderá então determinar qual o melhor aparelho auditivo para si.