Questões que deve colocar após a prescrição de aparelhos auditivos
Os aparelhos auditivos normalmente são um mistério total para os seus novos utilizadores. Como tal, as questões são frequentes e normais. É muito benéfico que os utilizadores de aparelhos auditivos tirem as suas dúvidas sobre os seus novos auxiliares de audição, para que saibam exatamente como funcionam e como agir em determinadas situações. A compreensão do seu problema e do porquê da prescrição de aparelho auditivo é meio caminho andado para uma boa adaptação.
Posso usar um aparelho auditivo qualquer para o meu tipo de perda auditiva?
O aparelho que lhe foi recomendado é o mais adequado para o seu tipo e grau de perda auditiva. Dependendo do seu nível de perda, pode ser prescrito um aparelho mais potente, que requer pilhas maiores e que, por norma, é também maior. Não adquira um aparelho diferente daquele que lhe foi recomendado pelo profissional de saúde.
Quanto duram as pilhas dos aparelhos auditivos?
As pilhas dos aparelhos auditivos duram normalmente entre 5 a 12 dias, mas a sua durabilidade depende muito da sua utilização do aparelho auditivo e até dos ambientes em que é utilizado. Se estiver frequentemente junto a aparelhos eletrónicos como a TV ou o telefone, os aparelhos irão consumir mais energia para lhe fazer chegar o som, pelo que as pilhas irão gastar-se em menos tempo.
Como devo limpar os meus aparelhos auditivos?
O seu profissional de audição irá mostrar-lhe como fazer a manutenção do seu aparelho auditivo. O importante a ter em conta é remover a cera e manter a humidade longe do seu aparelho, colocando-o todas as noites na caixa desumidificadora.
Estas são as questões básicas que todos os utilizadores de aparelho auditivo devem fazer depois de lhes ser prescrita a utilização de aparelhos auditivos. Cuidar corretamente dos seus aparelhos vai fazer com que a sua vida útil seja prolongada.