Razões pelas quais as pessoas não utilizam os seus aparelhos auditivos (mas deviam)
Estatísticas recentes demonstraram que apenas 20% das pessoas que poderiam beneficiar da utilização de aparelhos auditivos os usam realmente. Se já faz parte do grupo de utilizadores de aparelhos auditivos, parabéns, está um passo mais próximo de melhorar a sua qualidade de vida. A verdadeira questão é se os utiliza de forma eficiente ou se eles passam mais tempo na sua mesinha de cabeceira.
Ajuste ineficaz
Para que o seu aparelho auditivo funcione corretamente, ele deve encaixar bem na orelha. Se o ajuste não for o correto, pode ser bastante desconfortável para o utilizador. Por exemplo, um modelo retroauricular (BTE) que cai da orelha perde completamente a função. Ajuste incorreto pode ainda causar vermelhidão ou feridas no ouvido. Outros modelos de aparelho como os intra-auriculares podem ter os mesmos problemas, fazendo com que o utilizador deixe de os usar por não se sentir confortável.
Falta de confiança
Muitos utilizadores de aparelhos auditivos sentem algum constrangimento por usar os seus aparelhos. Este sentimento, apesar de normal, deve ser combatido. Não existe qualquer vergonha em utilizar um aparelho auditivo que tem como objetivo melhorar a sua qualidade de vida.
O aparelho já não é eficaz
Se quando começou a utilizar aparelhos auditivos ouvia melhor e atualmente já não sente que o ajudam da mesma forma, deve procurar o seu audiologista e expor a situação. O seu grau de perda auditiva pode ter sido alterado ou os seus aparelhos podem necessitar de algum tipo de limpeza e/ou manutenção. Deixar de os usar não só não irá resolver a situação como irá certamente piorá-la.
Utilizar aparelho auditivo melhora substancialmente a sua qualidade de vida, se não se sente confortável em utilizá-los procure ajuda profissional.