O que é a Hiperacusia?
Certos sons incomodam-no? Para algumas pessoas, sons normais do dia-a-dia podem causar dor e desconforto devido a uma hipersensibilidade na sua audição. Esta hipersensibilidade chama-se Hiperacusia e pode ser um grande problema para a qualidade de vida dos pacientes.
Principais sintomas
A hiperacusia é particularmente incomodativa porque manifesta-se face a sons aparentemente inofensivos do dia a dia, como uma torneira a correr ou um toque de telefone. Os principais sintomas da hiperacusia são a dor e/ou desconforto num ou nos dois ouvidos, pressão no interior da orelha e sensação latejante dentro do ouvido ao estar exposto a certos ruídos. Estes sintomas podem surgir apenas num dos ouvidos.
Estudos mostram também que cerca de um terço das pessoas que ouvem sons fantasma - como por exemplo zumbidos e/ou apitos - têm hiperacusia. Nestes casos, a hiperacusia manifesta-se através destes zumbidos que normalmente aumentam de volume quando a pessoa está em presença de sons intensos.
Causas da hiperacusia
Por vezes, por causa da perda auditiva, o nosso cérebro tenta compensar a falta de informação recebida e aumenta a sensibilidade a certos sons. Este aumento de sensibilidade causa a condição que conhecemos como hiperacusia.
Outras possíveis causas são a poluição sonora - bastante comum nas cidades - lesões cerebrais, danos num ou nos dois ouvidos devido a medicação ou toxinas, e mesmo infecções que atingem os nervos do interior do ouvido e/ou da cara.
Tratamentos para a hiperacusia
Em alguns dos casos, o tratamento para a hiperacusia pode ser muito simples. Em casos mais graves, pode não existir cura.
Se esta for causada por uma perda auditiva, o problema pode ser regulado e tratado com um aparelho auditivo adaptado à sua condição.
Queremos ajudá-lo! Se sentir algum sintoma de hiperacusia ou de perda auditiva, contacte-nos!