3 sintomas precoces da perda auditiva
A perda auditiva é uma doença sorrateira. Os sinais iniciais são muitas vezes silenciosos e o próprio não se apercebe. Na maior parte dos casos, é a família que começa a reparar em algumas alterações do comportamento, incentivando o indivíduo a ir procurar ajuda.
Apenas um profissional poderá diagnosticar corretamente a perda auditiva e o zumbido, mas existem alguns sinais a que pode estar atento.
Sons comuns são difíceis de ouvir
Algumas palavras normais começam a ser confundidas, especialmente os sons com consoantes. As vozes mais agudas também poderão tornar-se um problema para o paciente com perda auditiva.
Isto causa obstáculos a uma comunicação normal, podendo gerar mal entendidos, por exemplo.
Acompanhar conversas em público é cada vez mais difícil
Outro sintoma comum da perda auditiva é a incapacidade de acompanhar conversas em ambientes ruidosos. Esta incapacidade é o principal motivador a que os pacientes com perda auditiva deixem de participar em programas sociais, causando o já tão falado isolamento social.
Está extremamente cansado ao fim do dia
Ouvir conversas é tão difícil que chega ao fim do dia cansado, com dores de cabeça e com a sensação que teve de fazer um enorme esforço. Isto acontece devido ao esforço que o seu cérebro tem de fazer para processar os sons e à atenção necessária para acompanhar os diálogos.
Se identificou algum destes sintomas, aconselhamo-lo a consultar qual a clínica Acusis mais próxima de si e marcar imediatamente uma avaliação auditiva. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento da perda auditiva.