90% das pessoas que ouvem zumbidos sofrem de perda auditiva
Se sofre de zumbido, provavelmente também sofrerá de perda auditiva. O zumbido não é uma doença, mas sim um sintoma e, em cerca de 90% dos casos, está associado à perda de audição, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Com cerca de 15% dos adultos a sentir zumbidos, em muitos dos casos os pacientes não se apercebem que têm ambas as condições.
Conhecido como “acufeno” ou “tinnitus”, o zumbido é o termo clínico que descreve a sensação de ouvir um som sem que haja estímulo externo, ou seja, sem que haja um som presente. Regra geral, segue o padrão da perda auditiva e é, frequentemente, retratado como um zumbido, cliques, estalidos, assobios ou apitos.
Estes sons, que podem ocorrer num ou nos dois ouvidos, podem ainda variar de intensidade e podem ser momentâneos ou permanentes. Os homens são mais afetados por este sintoma do que as mulheres.
Os zumbidos podem estar associados a outras condições como excesso de cera no ouvido, problemas neurológicos, traumatismo do ouvido ou doenças infecciosas.
Se ouve algum zumbido, procure um especialista em audição. A Acusis pode ajudá-lo a tratar este sintoma. Contacte-nos!