A Menopausa e a Perda Auditiva
A Menopausa é um período da vida da mulher que traz grandes mudanças. Uma área de estudos que tem crescido bastante é a relação entre a menopausa, a reposição hormonal e a perda auditiva.
Com a chegada da menopausa, muitas mulheres optam por fazer tratamentos de reposição hormonal de forma a melhor passar por este importante momento na vida feminina.
Porém, apesar de inicialmente ser uma verdade instituída que o estrogénio teria um efeito protetor da audição, estudos recentes demonstram que afinal a hormona pode trazer consequências graves na sua audição.
Com o avançar da idade, a perda auditiva torna-se cada vez mais frequente. E com a chegada da menopausa, o risco de perda de audição devido ao tratamento hormonal pode aumentar consideravelmente.
Se o tratamento hormonal durar entre 5 a 10 anos, o risco de perda auditiva aumenta para cerca de 15%. Quanto maior a duração, e maior a idade, maior será o risco. Uma outra descoberta de um estudo feito pela equipa da Dra. Sharon Curhan, médica e epidemiologista no Women 's Hospital em Boston, mostra que mulheres que atingem a menopausa mais tarde têm um risco 10% maior de perda auditiva.
No entanto, a doutora Curhan afirma que a relação entre a menopausa e a perda de audição nas mulheres é um tema que precisa de mais estudos, pois existem pesquisas que também comprovam que o tratamento hormonal baixa a probabilidade de perda auditiva. Devido a estas incertezas, é então impossível tirar conclusões finais, no entanto, o risco está constantemente presente.
Como é que as mulheres podem proteger a sua audição?
Para combater a perda de audição, recomendamos uma dieta semelhante às dietas recomendadas para a hipertensão, baseada em bastante peixe, vegetais e grãos, com menos carne e fast food.
Medicamentos ototóxicos devem ser evitados.
Mantenha-se, também, longe de ruídos fortes e use os aparelhos auditivos recomendados.
Antes de começar qualquer tipo de tratamento, discuta as suas opções com um especialista. Em caso de sintomas de perda auditiva, sugerimos que marque uma avaliação à sua audição na Acusis!