A Perda Auditiva é irreversível?
A perda de audição consiste na diminuição da capacidade de ouvir sons. Estima-se que uma em cada dez pessoas sofram de algum nível de perda auditiva, sendo especialmente predominante na terceira idade.
Muitas pessoas perguntam se a perda auditiva tem cura. Cada caso é um caso e deve ser bem observado por especialistas. Algumas situações que resultam de lesões poderão ser reversíveis, mas na maioria dos casos a perda auditiva é irreversível.
Mesmo os casos em que a perda auditiva não pode ser curada podem beneficiar de um tratamento constante ao longo da vida. Hoje explicamos-lhe porquê.
Existem dois tipos principais de perda auditiva. A Perda Auditiva Condutiva normalmente acontece quando há uma obstrução e o som não consegue chegar ao ouvido. Este tipo de perda auditiva poderá ser tratado com recurso a cirurgia ou toma de medicação.
Por outro lado, a Perda Auditiva Sensorial é mais comum e também mais grave porque significa que o tímpano ou os nervos auditivos deixaram de funcionar corretamente. Entre as várias causas possíveis destacam-se o avançar da idade e os danos irreversíveis causados pela exposição ao ruído.
A Perda Auditiva Sensorial é irreversível e, como tal, pode apenas ser prevenida ou tratada com aparelhos auditivos após o diagnóstico.
Graças ao desenvolvimento e evolução dos aparelhos auditivos, atualmente estes auxiliares de audição são muito mais do que amplificadores. Os aparelhos auditivos modernos conseguem distinguir sons importantes - como diálogo e vozes - de sons menos importantes, como ruídos que apenas dificultam a audição e são desconfortáveis. Desta forma, apenas amplificam os sons relevantes. O seu especialista auditivo conseguirá programar este aparelho para frequências específicas para a melhoria da sua audição.
Nenhum tipo de perda de audição pode ser restaurada totalmente. No entanto, existem tratamentos para melhorar a sua qualidade de vida.
Se sentir algum sintoma de perda auditiva, peça uma avaliação na Acusis! Somos especialistas em saúde auditiva e aparelhos auditivos.