A perda auditiva “escondida”
Tem dificuldades de audição, prefere ambientes mais silenciosos e distrai-se facilmente em ambientes com ruído? Fez um teste de audição procurando resposta para estes sintomas mas foi inconclusivo? Isto pode ser sinal de que sofre de uma perda auditiva “escondida”, ou seja, não detetável nos testes de audição comuns.
Durante o processo de audição, o movimento nas células do ouvido interno envia sinais para o nervo auditivo, os quais devem cruzar sinapses, que são os cruzamentos vitais entre as células nervosas. A perda auditiva habitual resulta da lesão das células capilares ou do nervo auditivo. Por sua vez, a perda auditiva “escondida” é derivada da perda de sinapses, resultando na receção de um sinal incompleto. Pode ser causada por poluição sonora ou pelo processo natural de envelhecimento, visto que perdemos sinapses à medida que envelhecemos.
Os especialistas têm vindo a trabalhar em aparelhos que consigam tornar percetível este tipo de perda auditiva.
Ainda não existe um tratamento específico para a perda de audição “escondida”. No entanto, estão a ser desenvolvidos testes que permitem o estímulo do crescimento de novas sinapses.
Se sofre de algum sintoma de perda auditiva, marque já a sua avaliação gratuita na Acusis. A Acusis é uma clínica auditiva de referência, iremos ajudá-lo a diagnosticar, tratar e suavizar os efeitos do seu problema auditivo. Contacte-nos!