A perda auditiva não tratada afeta a personalidade dos idosos
Como já abordámos anteriormente, a perda auditiva não tratada pode ter efeitos devastadores na personalidade dos idosos. O isolamento social, a depressão e o nervosismo em estar em ambientes sociais, bem como o frequente sentimento de frustração, são alguns dos efeitos negativos da perda auditiva nos cidadãos idosos.
Um novo estudo da Universidade de Columbia acaba de demonstrar isto mesmo. O estudo mostrou que, para cada diminuição de 10 decibéis na audição, verifica-se um aumento de 52% no isolamento social, especialmente entre os 60 e 69 anos.
Segundo a mesma pesquisa, a perda auditiva não diagnosticada está ligada a outros problemas de diminuição cognitiva e doenças como Parkinson.
O grande desafio está no facto de o diagnóstico não ser simples e, na maioria dos casos, demorar anos. Estatísticas mostram que, em média, passam 7 anos desde os primeiros sintomas de perda auditiva até ao diagnóstico final. Claro é que quanto mais tempo demora o diagnóstico a ser feito, mais o problema se vai agravando.
Lembre-se: se sentir algum dos sintomas clássicos de perda auditiva ou zumbido, não ignore o problema. Marque uma consulta de avaliação gratuita na Acusis: iremos ajudá-lo a recuperar o prazer da audição.