
A relação entre a diabetes e a perda auditiva
De todas as doenças que associamos à perda auditiva, a diabetes não é a primeira que nos vem à memória. Porém, vários estudos mostraram que existe uma relação direta entre a diabetes e a perda auditiva, revelando que os diabéticos têm duas vezes mais probabilidade de vir a sofrer de perda auditiva.
Um estudo da National Institutes of Health (NIH) investigou dois grupos de pessoas, um composto por indivíduos com diabetes e um com indivíduos saudáveis. Os pesquisadores descobriram uma perda auditiva maior em 21% dos adultos com diabetes, contra 9% dos adultos sem diabetes que demonstraram perda auditiva. A perda auditiva de alta frequência estava presente em 54% dos diabéticos, em comparação com 32% das pessoas saudáveis. Os cientistas envolvidos no estudo acreditam que os níveis de açúcar no sangue causam danos nos nervos e vasos sanguíneos do ouvido interno.
A diabetes afeta mais de um milhão de pessoas em Portugal. Um relatório da Direção-geral da Saúde revelou que a diabetes apresenta maior prevalência no Alentejo e na região autónoma dos Açores, sendo o Algarve a região com menor prevalência da doença.
Familiarizar-se com os sintomas da perda auditiva e proceder à realização de exames de audição de rotina com profissionais de saúde auditiva podem ajudá-lo a detectar a perda auditiva numa fase precoce, mantendo a sua qualidade de vida.