A relação entre a Perda auditiva e a Ansiedade
Após o diagnóstico de perda auditiva é normal sentir-se ansioso. A ansiedade é uma reação normal do organismo a situações stressantes, mas em alguns casos extremos poderá tornar-se uma condição constante e incapacitante.
Pacientes com perda auditiva tendem a preocupar-se com questões relacionadas com a sua saúde auditiva, a relação com os outros e sentimentos de vergonha ou humilhação devido ao diagnóstico.
Este tipo de ansiedade pode desencadear sintomas físicos como náuseas, tonturas, dores musculares, insónias e dificuldade de concentração.
No caso dos pacientes com perda auditiva, muitas vezes o problema vem acompanhado de zumbido. Caso o paciente encare o zumbido como algo extremamente perturbador, pode suscitar a sensibilização para este som, levando a uma preocupação excessiva. Em casos mais graves, a ansiedade gerada pode resultar em doenças mentais mais preocupantes, como é o caso da depressão.
A boa notícia é que a ansiedade é altamente tratável. Se sente ansiedade com frequência e ela tem efeitos negativos na sua vida deve procurar um profissional de saúde mental. Lembre-se que a saúde da mente reflete-se também na saúde do corpo e, como tal, não basta tratar do último.
Se a sua perda auditiva lhe traz sentimentos negativos, comece por tratá-la corretamente. Só assim poderá ter uma saúde do corpo e da mente em pleno. Contacte-nos!