A relação entre a Perda Auditiva e a Hipertensão
Com o avançar da idade, todos ficamos mais susceptíveis a certo tipo de doenças e condições como por exemplo a perda auditiva. A perda auditiva é um problema bastante comum nos idosos e cada vez mais presente em pessoas acima dos 65 anos.
Existem vários fatores, internos ou externos, que podem afetar a sua audição. Problemas de saúde como a obesidade, osteoporose e diabetes, e fatores externos como os ruídos excessivos e volume dos fones de ouvido podem contribuir para a perda de audição.
Outra doença que pode causar perda auditiva é a hipertensão.
O que é a hipertensão?
A hipertensão, ou pressão alta, trata-se de uma grande pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias, veias e vasos capilares muito acima do normal. Esta condição pode ser de diagnóstico tardio porque os sintomas apenas aparecem quando se encontra em estado avançado. Entre os sintomas principais destacam-se as dores no peito, tonturas e dores de cabeça.
A hipertensão é uma doença que tem fatores genéticos mas também pode ser provocada por maus hábitos alimentares e ambientais.
Qual é a relação entre a perda auditiva e a hipertensão?
Estudos recentes mostram que a hipertensão é um dos fatores que pode contribuir para a perda auditiva. Caracterizada pela pressão fora do normal dentro das veias, esta pressão está também presente dentro do ouvido interno e do canal auditivo. Se não for tratada, pode causar uma perda auditiva gradual sem que seja detetada.
Uma opção de tratamento para estes casos são os aparelhos auditivos, que permitem que o paciente leve uma vida ativa e sem preocupações. Porém, o grande segredo está na prevenção: levar uma vida saudável, avaliar regularmente a sua audição e, caso necessário, procurar ajuda profissional especializada.
Detetar a hipertensão o mais cedo possível é essencial não apenas para prevenir a perda auditiva, mas também outros problemas de saúde mais graves.
Cuide da sua saúde. Caso tenha algum sintoma de perda de audição, não hesite e contacte-nos!