A relação entre o avançar da idade e a perda auditiva é conhecida.
Apesar de poder ser difícil de aceitar, a perda auditiva causada pelo envelhecimento é normal e comum a todos os seres humanos, ainda que em diferentes graus. O mais importante neste processo é saber o que deve fazer para tratar o problema e melhorar a sua qualidade de vida.
Como é que a idade afeta a audição?
A perda auditiva relacionada com a idade é conhecida clinicamente como presbiacusia. À medida que envelhecemos, as células nos nossos ouvidos internos - responsáveis pela produção do som - gradualmente param de funcionar. Essas células são responsáveis por desencadear impulsos no nervo auditivo, que transmitem sinais sonoros ao cérebro. Este processo é normal no envelhecimento.
Outros fatores que podem prejudicar a nossa audição à medida que envelhecemos incluem:
- Fatores genéticos;
- Exposição a ruídos altos;
- Medicamentos ototóxicos.
Algumas pessoas podem produzir mais cera de ouvido com o avançar da idade, acumulando-se nos nossos canais auditivos à medida que envelhecemos. Esta é uma causa comum de perda auditiva que pode ser resolvida com uma limpeza rápida dos canais auditivos pelo seu médico ou profissional de saúde auditiva.
Com que idade começa a perda auditiva?
Os nossos ouvidos são afetados pelo processo de envelhecimento da mesma maneira que os outros órgãos. Isto acontece tão gradualmente que a maioria das pessoas não se apercebe até que o problema está num nível avançado. A idade com que a perda auditiva se começa a manifestar varia bastante de pessoa para pessoa mas é perfeitamente normal que na terceira idade a sua audição não seja a mesma.
O que posso fazer para lidar com a perda auditiva relacionada com a idade?
Em primeiro lugar, deve ser proativo relativamente à sua saúde auditiva e procurar ajuda. Depois de receber o seu diagnóstico, provavelmente recomendar-lhe-ão a utilização de aparelho auditivo.
Além de utilizar os aparelhos auditivos, pode tomar algumas medidas para retardar o aparecimento de algumas doenças que afetam a audição, como doenças cardiovasculares e diabetes. Estilo de vida saudável, exercícios regulares e um ambiente livre de fumo irão ajudá-lo a preservar a sua audição.