As 3 questões mais comuns sobre perda auditiva e as suas respostas
Acabou de receber um diagnóstico de perda auditiva e são muitas as questões que lhe vêm à cabeça? Não está sozinho. Todos os dias, muitas pessoas são diagnosticadas com perda auditiva e o medo e a incerteza assolam os seus pensamentos.
Porém, estamos aqui para lhe assegurar que a perda auditiva tem tratamento e que com os aparelhos auditivos adequados ao seu caso poderá continuar a ter uma vida ativa e uma excelente qualidade de vida.
Hoje, dedicamo-nos a responder às três questões mais comuns que são feitas após o diagnóstico de perda auditiva.
1 - Qual é o meu tipo de perda auditiva?
Se sofre de perda auditiva, na maioria das vezes trata-se de um dos seguintes tipos:
Perda auditiva neurossensorial: A perda auditiva neurossensorial é a mais comum. É causada pela idade, exposição ao ruído, lesões auditivas ou doenças e pode ser tratada com aparelhos auditivos.
Perda auditiva condutiva: A perda auditiva condutiva é geralmente causada por uma obstrução no ouvido externo ou médio. Essa obstrução impede o som de chegar ao ouvido interno. Em muitos casos, este tipo de perda auditiva pode ser tratada cirurgicamente ou com medicamentos.
Perda auditiva mista: A perda auditiva mista trata-se de uma combinação entre perda auditiva neurossensorial e condutiva.
2- O que causou a minha perda auditiva?
Existem muitas causas para a perda auditiva, sendo as mais comuns o envelhecimento natural e a exposição a ruído.
Outras causas menos frequentes de perda auditiva incluem doenças genéticas, vírus, medicamentos ototóxicos, acúmulo de cera em excesso, obesidade, hipertensão, entre outros.
O seu médico poderá ajudá-lo a determinar a causa da sua perda auditiva.
3- Quão grave é a minha perda auditiva?
A única pessoa que poderá responder a essa questão com rigor é o seu médico ou audiologista. O resultado do seu audiograma determinará a gravidade da sua perda auditiva, em que frequências está a sua perda, entre outros dados.
Estar informado sobre a sua perda auditiva é meio caminho andado para ter o melhor tratamento possível. O seu profissional de audição terá toda a disponibilidade para responder às suas questões e mantê-lo a par do seu diagnóstico e tratamento.
Se sofre de perda auditiva, visite-nos no centro Acusis mais próximo de si!