Começar a usar aparelho auditivo: as melhores dicas de adaptação
A decisão de usar um aparelho auditivo é um grande passo. A melhoria na audição tem um enorme impacto na qualidade de vida. Mas, nem sempre, a adaptação é fácil ou rápida por ser um objeto estranho ao nosso corpo. Se está a começar a usar aparelho auditivo, então hoje trazemos-lhe as melhores dicas de adaptação.
Começar a usar aparelho auditivo é dar início a um percurso de descobertas. Vai voltar a aprender sons que o seu cérebro já tinha esquecido. Vai conhecer novas harmonias, ruídos, timbres.
Mudanças e adaptações
Mas estas descobertas, além de uma surpresa, podem também ser uma dificuldade. Não se admire se sentir comichão, dor de cabeça, transpiração excessiva ou tonturas quando começar a usar o aparelho auditivo.
Como em todas as mudanças, quando começar a usar aparelho auditivo atravessará um processo de adaptação.
As dúvidas e inseguranças serão normais. Mas não deve desmotivar! E para o ajudar neste processo, deixamos-lhe as melhores dicas neste artigo.
Uma das maiores mudanças ou surpresas pode mesmo ser a sua voz. Os aparelhos auditivos não conseguem reproduzir o som exatamente como o ouvia antes da perda auditiva.
Dicas de adaptação ao aparelho auditivo
Na generalidade, os utilizadores de aparelhos auditivos demoram algum tempo a adaptar-se.
Mas cada utilizador tem as suas necessidades e não deve ficar desiludido se demorar mais tempo a adaptar-se.
Para dar início ao processo, deve começar por:
- usar os aparelhos auditivos em casa, onde o ambiente é controlado. Explore os novos sons, inicie conversas individuais com os seus amigos e familiares. Leia em voz alta para se habituar ao som da sua voz.
- ser paciente. Como já dissemos, o processo de adaptação pode demorar e, por isso, deve lembrar-se que não há como apressar a aprendizagem.
- fazer pausas! Ou use o aparelho auditivo por períodos mais curtos, aumentando, gradualmente, o número de horas de utilização.
- conversar com outras pessoas que também utilizam aparelhos auditivos. Embora todas as experiências sejam diferentes, é sempre importante manter contacto com quem possa tirar dúvidas, partilhar experiências
- estar atento aos cuidados e características do aparelho auditivo. Conhecer o aparelho ajudá-lo-á a encontrar as características e acessórios adequados que poderão facilitar o uso e a adaptação..
Tipos de aparelhos auditivos
Hoje em dia, o aparelho auditivo já não tem de ser motivo de tabu. Os modelos são cada vez mais discretos, adaptados à fisionomia do ouvido e estéticos.
No mercado existem dois tipos básicos de aparelho: os Aparelhos Auditivos Retroauriculares (BTE) e os Aparelhos Auditivos Intra auriculares (ITE).
Os BTE, o tipo de aparelho mais comum, têm uma peça atrás da orelha ligada a um tubo colocado no ouvido.
Por sua vez, os aparelhos ITE são moldados para caber no ouvido específico do utilizador.
Na Acusis, podemos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua perda de audição. Agende já a sua consulta com os nossos especialistas. Não deixe a saúde auditiva de lado.