Como a perda auditiva unilateral afeta a audição
A perda auditiva num só ouvido é conhecida como perda auditiva unilateral ou surdez unilateral, dependendo do grau da perda auditiva.
Apesar de o grau de perda auditiva poder variar amplamente, existe perda auditiva unilateral quando um paciente apresenta perda auditiva leve, moderada ou grave nas frequências de um ouvido e capacidade auditiva normal nas frequências do outro ouvido.
A perda auditiva unilateral pode ser congénita ou desenvolver-se durante a vida, resultado de traumas ou condições médicas.
A perda auditiva unilateral apresenta desafios únicos, pois o cérebro está “programado” para ouvir de dois ouvidos, localizando os sons.
Os pacientes que têm a audição reduzida num dos ouvidos nem sempre conseguem identificar a origem de um som, tendo dificuldade em perceber onde um som se originou.
Ouvir em ambientes mais ruidosos pode ser também mais difícil, uma vez que o cérebro é responsável pela função da audição seletiva, filtrando sons que não são úteis. Quando um paciente ouve melhor de um ouvido que do outro, o cérebro pode não conseguir concentrar-se na voz de uma pessoa, ouvindo ruído a mais.
Assim, reforçamos mais uma vez a importância de um diagnóstico precoce e procura de tratamento adequado para a perda auditiva, seja unilateral ou não. Procure o centro Acusis mais próximo de si e marque já a sua avaliação gratuita.