Como comunicar com um idoso com perda auditiva
A perda auditiva é um dos problemas de saúde mais comuns entre idosos. Com o avançar da idade é normal que os seus entes queridos, familiares e até colegas de trabalho comecem a demonstrar dificuldades em ouvir. Hoje, apresentamos-lhe algumas dicas para lidar e comunicar eficientemente com um idoso com perda auditiva.
Consiga a atenção do indivíduo com perda auditiva
Conversar a uma certa distância ou em divisões da casa diferentes pode ser um desafio para quem sofre de perda auditiva. Uma das mais simples e práticas dicas que podemos dar é chamar a atenção do idoso para si antes de iniciar uma conversa. Muitas vezes a pessoa pode nem se aperceber que estão a falar com ela.
Antes de começar a falar, aproxime-se do ouvinte e toque suavemente no braço ou ombro para se certificar que o idoso está pronto para começar uma conversa.
Estabeleça contacto visual
Este conselho é complementar ao anterior. Muitas pessoas com perda auditiva dependem da leitura labial para compensar a sua perda auditiva, o que torna muito importante que o idoso consiga ver os seus olhos e boca enquanto estiver a falar.
Mantenha uma boa iluminação no local
Os pacientes com perda auditiva beneficiam da comunicação em locais bem iluminados para conseguirem fazer leitura labial e observar as expressões faciais e linguagem corporal dos seus interlocutores. Procure ter uma boa iluminação natural ou artificial no local onde conversa com um paciente com perda auditiva.
Fale de forma clara e elimine o ruído de fundo
Ao contrário do que muita gente pratica, não é necessário gritar com um idoso que tem dificuldades auditivas. A melhor forma de ser compreendido é adotar um ritmo de fala natural, nem lento nem rápido, e pronunciar as palavras de forma clara.
Elimine também fontes de ruído externas, como o som da televisão, rádio ou ambientes demasiado barulhentos.
Seja paciente e tenha respeito
É muito fácil sentir-se frustrado com um idoso com o qual tem dificuldades em comunicar. No entanto, não deve esquecer que para o próprio paciente, esta é uma situação muito mais desafiante. O idoso com perda auditiva está a lidar com um problema de saúde irreversível, que lhe tira qualidade de vida, especialmente ao nível das interações sociais.
Procure ser paciente e entender que a dificuldade em compreendê-lo não afeta a capacidade cognitiva do idoso, respeite a sua condição e ajude-o a manter uma boa autoestima.